quarta-feira, 8 de maio de 2019

Poesia Infantil! Um universo de possibilidades!


Poesia Infantil!  Um universo de possibilidades!

Sempre que escrevo uma nova poesia infantil me deparo com um universo de possibilidades! O mundo da criança é tão rico que posso tomar qualquer caminho que sempre chego a um lugar encantador e divertido! O cordel infantil com suas rimas simples e recheado, muitas vezes, por palavras no diminutivo, permite ao poeta explorar o mundo dos versos de maneira livre e sem bloqueios.  Mas não pensem que por ser simples pode ser escrita de qualquer forma e sem comprometimento.  Criança sente quando algo é feito com amor e carinho!

Mas nem toda poesia do mundo seria capaz de fascinar uma criança não fosse à capacidade do professor em dar vida à obra através de uma boa interpretação! O educador infantil é a ponte entre a poesia e a criança. Ele é quem guia os pequeninos no lúdico caminho através de estradas rimadas, florestas de versos e planetas estrofes! A criança é puro sentimento e sendo assim, primeiro se encanta pelo contador (a) para depois se encantar pela poesia!

A leitura, declamação ou canto de um cordel para crianças não deve ser feita tão somente pela interpretação vocal das palavras escritas, mas sim, utilizando todos os sentidos para alcançar os ouvidinhos dessa exigente plateia. Utilize gestos, olhares, nuance vocal, respiração e expressões faciais que permita a seus alunos confiarem no que ouvem, a ponto de visualizarem aquilo que lhes é contado. Como saber se vocês estão fazendo do jeito certo? Ora! Quando vocês estiverem arrepiados da cabeça aos pés ouvindo suas próprias vozes! Lembram quando eu falei dos sentidos? Pois é, a gente sente!

A criança que existe dentro de cada um é o melhor termômetro nessas horas. É preciso se permitir ser, sentir e fazer da mesma forma que fazíamos quando tudo era só magia!
A Poesia infantil é um universo de possibilidades porque, se bem utilizada, alimenta crianças de todas as idades, ou seja, alunos, professores e todo mundo que quiser entrar na dança! E quem resiste uma quadrinha rimada? “Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão, menininha quando dorme põe a mão no coração”. Duvido que você não tenha feito uma viagem ao passado lendo esses versinhos! Nossas melhores memórias estão repletas de rimas e versos!

Quero me atentar agora a questão da simplicidade.  Se coisas simples fossem ruins, “parabéns para você” não seria o sucesso que é, concordam? Quando criamos ou trabalhamos para a educação infantil temos que entender que, toda essa dita simplicidade é na verdade muito complexa. Temos que ter muito cuidado para não corromper os pequeninos com informações fúteis em nome da facilidade na execução.  Quando um educador decide trabalhar com sua classe, uma obra como o Cordel do “Bulling”, por exemplo, terá em mãos uma ferramenta simples para tratar de um assunto muito complexo. As estrofes, versos e rimas são apenas o começo de um processo de entendimento daquilo que se pretende elucidar.  Muito provavelmente será necessário ir além da poesia para se alcançar esse objetivo, utilizando-se de outros recursos que os professores estão bem acostumados como: Desenhos, colagens, discussões, entre outros.

Viram? O que era aparentemente simples mostrou-se bem complexo! E divertido é claro!

O oposto disso seria em nome da simplicidade apresentar ao grupo algo sem conteúdo, só para distrair e muitas vezes controlar a turminha, sem nenhum compromisso pedagógico, ignorando os malefícios que uma obra ruim pode representar. E olha que nas minhas apresentações em escolas pelo país tenho lido e ouvido muita coisa de valor duvidoso!

Vai uma dica: Quando quiserem trabalhar com simplicidade e alcançar bons resultados misturem cordéis pedagógicos com Palavra Cantada! Que tal? Vamos juntos explorar a poesia Infantil e seu universo de possibilidades!




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