Poesia Infantil! Um universo de possibilidades!
Sempre que escrevo uma nova
poesia infantil me deparo com um universo de possibilidades! O mundo da criança
é tão rico que posso tomar qualquer caminho que sempre chego a um lugar
encantador e divertido! O cordel infantil com suas rimas simples e recheado,
muitas vezes, por palavras no diminutivo, permite ao poeta explorar o mundo dos
versos de maneira livre e sem bloqueios.
Mas não pensem que por ser simples pode ser escrita de qualquer forma e
sem comprometimento. Criança sente
quando algo é feito com amor e carinho!
Mas nem toda poesia do mundo
seria capaz de fascinar uma criança não fosse à capacidade do professor em dar
vida à obra através de uma boa interpretação! O educador infantil é a ponte
entre a poesia e a criança. Ele é quem guia os pequeninos no lúdico caminho
através de estradas rimadas, florestas de versos e planetas estrofes! A criança
é puro sentimento e sendo assim, primeiro se encanta pelo contador (a) para
depois se encantar pela poesia!
A leitura, declamação ou
canto de um cordel para crianças não deve ser feita tão somente pela
interpretação vocal das palavras escritas, mas sim, utilizando todos os sentidos
para alcançar os ouvidinhos dessa exigente plateia. Utilize gestos, olhares, nuance
vocal, respiração e expressões faciais que permita a seus alunos confiarem no
que ouvem, a ponto de visualizarem aquilo que lhes é contado. Como saber se
vocês estão fazendo do jeito certo? Ora! Quando vocês estiverem arrepiados da
cabeça aos pés ouvindo suas próprias vozes! Lembram quando eu falei dos
sentidos? Pois é, a gente sente!
A criança que existe dentro
de cada um é o melhor termômetro nessas horas. É preciso se permitir ser,
sentir e fazer da mesma forma que fazíamos quando tudo era só magia!
A Poesia infantil é um
universo de possibilidades porque, se bem utilizada, alimenta crianças de todas
as idades, ou seja, alunos, professores e todo mundo que quiser entrar na
dança! E quem resiste uma quadrinha rimada? “Batatinha quando nasce se
esparrama pelo chão, menininha quando dorme põe a mão no coração”. Duvido que
você não tenha feito uma viagem ao passado lendo esses versinhos! Nossas
melhores memórias estão repletas de rimas e versos!
Quero me atentar agora a
questão da simplicidade. Se coisas
simples fossem ruins, “parabéns para você” não seria o sucesso que é,
concordam? Quando criamos ou trabalhamos para a educação infantil temos que
entender que, toda essa dita simplicidade é na verdade muito complexa. Temos
que ter muito cuidado para não corromper os pequeninos com informações fúteis
em nome da facilidade na execução.
Quando um educador decide trabalhar com sua classe, uma obra como o
Cordel do “Bulling”, por exemplo, terá em mãos uma ferramenta simples para
tratar de um assunto muito complexo. As estrofes, versos e rimas são apenas o
começo de um processo de entendimento daquilo que se pretende elucidar. Muito provavelmente será necessário ir além
da poesia para se alcançar esse objetivo, utilizando-se de outros recursos que
os professores estão bem acostumados como: Desenhos, colagens, discussões,
entre outros.
Viram? O que era
aparentemente simples mostrou-se bem complexo! E divertido é claro!
O oposto disso seria em nome
da simplicidade apresentar ao grupo algo sem conteúdo, só para distrair e
muitas vezes controlar a turminha, sem nenhum compromisso pedagógico, ignorando
os malefícios que uma obra ruim pode representar. E olha que nas minhas
apresentações em escolas pelo país tenho lido e ouvido muita coisa de valor duvidoso!
Vai uma dica: Quando
quiserem trabalhar com simplicidade e alcançar bons resultados misturem cordéis
pedagógicos com Palavra Cantada! Que tal? Vamos juntos explorar a poesia
Infantil e seu universo de possibilidades!
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